Douglas Tilden

   Douglas Tilden nasceu em 01 de maio de 1860, em Chico-Califórnia, onde aos quatro anos de idade ficou surdo-mudo após ter tido febre escarlate. Formou-se na Escola da Califórnia para surdos, localizada na UC em Berkeley, em 1879 aceitando ser professor  dessa própria escola, onde ensinou durante oito anos. Nas suas férias ele passava o tempo desenhando e pintando e em 1883 ele descobriu o prazer de esculpir.  Passava as férias de verão esculpindo em argila e no outono ele voltava a lecionar, mas agora sonhando em estudar em Paris, que era o centro da arte. A partir de umas des suas esculturas de argila The Tired Wrestler , chamou a atenção  do Conselho de Curadores da Escola da Califórnia para surdos, que lhe deu um empréstimo de 500 dólares para custeá-lo nos estudos em Nova York. Em 1887 ele renunciou o posto como professor e deixou a Califórnia. Graças a uma doação de 600 dólares, por ano, da fundação Durham, que era administrado pela Escola da Califórnia para surdos, Tilden conseguiu ir para Paris em 1888. Depois de visitar  o Salon des Artites Français no Cham - Elysees, começou a trabalhar na sua escultura The Baseball Player,  a apartir dessa escultura ele foi o primeiro escultor da Califórnia a ser reconhecido  internacionalmente por ser aceito no Salon de Paris no período de 1889 a 1894.
   Criador de várias esculturas em bronze, Tilden ficou conhecido como o pai da escultura moderna, onde a maioria de suas obras de arte se encontram em San Francisco, Berkeley, e na Área da Baía de San Francisco. Além de esculturas , ele também fez porta-retratos, baixos-relevos e estatuetas. Historiadores afirmam que a partir dessas esculturas ele se tornou o primeiro escultor do oeste dos Estados Unidos da América a ter uma reputação internacional e ficar mundialmente famoso.
       Douglas casou-se em 1896 na cidade de Oakland, com Elizabeth, que também era surda-muda. Tiveram dois filhos Gladys e Willoughby Lee. O casamento era tumultuado e acabou resultando em divórcio.
       Em 1924 Tilden mudou-se para Hollywood, onde ficou fazendo esculturas de dinossauros e outros animais instintos para filmes históricos e eduacionais. Com essa renda ela conseguiu montar um estúdio em Berkeley, onde dava aulas de esculturas em gesso, para alunos também deficientes. Douglas sempre se interessou por pessoas com deficiencia auditiva, tornando-se vice-presidente da Federação Internacional de Surdos.  
       Em 1930, sem apoio financeiro para suas esculturas, trabalhava só para se manter, parando de fazer suas magníficas esculturas.Faleceu em 04 de agosto de 1935 sendo enterrado em Mountain View Cemetery, em Oakland, Califórnia
      Algumas pessoas detectam um certo homoerotismo em suas obras, pois na maioria delas aparecem jovens, atletas despidos. Uma das suas esculturas mais famosas, a Football Players, foi adotada pela comunidade de lésbicas e gays do campus da Universidade da Califórnia em Barkeley,  como a escultura com o ponto de vista ideal  para essa comunidade, onde a obra permanece no campus da universidade até hoje.
  . 


Principais Obras

National Game -1890




Baseball Player ou National Game o segundo sendo o nome original, foi feita em meados de 1890, saiu de Paris para ser exibida em Nova York. Onde foi comprada por William E. Brown por 1700 dólares e dada a cidade de Nova York para ser erguida no Golden Gate Park, onde se encontra lá até hoje.








Young Acrobat - [1891]




Young Acrobat é feita em mármore e bronze com base banhada a ouro, foi feita em gratidão a William E. Brown, por custeá-lo em Paris por vários anos para que ele pudesse continuar estudando arte. Esta escultura foi descoberta recetemente no porão da Biblioteca do ministério público de NY.






The Tired Boxer - [1892]




The Tired Boxer é feita em bronze e foi comprada por Brown, juntamente com Leland Stanford, Charles F.Crocker, Timothy Hopkins e James Fair, para o Clube Olímpico de São Francisco, foi exibido em  2 de Janeiro de1893 pela primeira vez e não sobreviveu ao terremoto em 1906.






The Bear Hunt - [1895]




The Bear Hunt, é feita em  bronze e foi dada de presente a Escola da Califórnia para surdos em Berkeley em 1895. As escola e a escultura está em Fremont.








Six Medusa's heads

As Seis Cabeças de Medusa o primeiro trabalho de embelezamento arquitetônico de  Tilden, encomendado para o pórtico frontal da residência do empresário George Gibbs.




Admission Day




Admission Day (Native Son) é feita em bronze e foi encomendada em nome da comemoração da admissão da Califórnia nos Estados Unidos. A modelo usada para representar o anjo segurando a agenda ,em cima da coluna, foi a bela esposa do próprio Tilden.









 Na época em que esse pequeno mineiro, que segura uma bandeira branca na mão esquerda, na base da coluna da escultura Admission Day, causou um certo ar crítico do ponto de vista político aos espectadores. Foi retirada duas vezes e por fim foi usada para adornar uma fonte púbilca feita em homenagem ao industrial Peter Donahue, pai de James M. Donahue, encomendada pelo próprio filho a Douglas, onde está localizada na rua Market & Montgomery.





The Mechanic's - 1901





The Mechanic's  de 1901 é feita em bronze e foi feita em homenagem a Peter Donahue, que foi o homem a produzir as primeiras máquinas de impressão, e trazer luz a gás à cidade, o projeto incluiu cinco homens semi-nus e na base da estátua estão os símbolos das profissões de Donahue: a bigorna (fundição), a hélice (transporte) e a biela e roda motriz (ferroviário). O fato dos  homens estarem sem calças casou um certo frisson na época, mas antes da sua inauguração, artistas locais redigiram uma petição e obtiveram assinaturas suficientes para que o projeto permanecesse na forma original.






The Football Player's - 1898
The Football Players, acho que essa escultura merece uma atenção maior, tanto por ela ser uma das mais famosas e pela a sua história. Ela foi feita em meados de 1890 e comprada pelo prefeito de San Francisco, James Duvall Phelan, para promover uma competição de football entre duas universidades da Califórnia: Cal e Standford, onde quem vencesse ficaria com a escultura no pátio da universidade como símbolo da vitória. Quem ficou com a escultura foi a Cal, e ainda hoje a escultura permanece lá.





California Volunteers é nome dessa enorme escultura feita por Douglas Tilden, após as tropas americanas voltarem à cidade, depois da guerra hispano-americana. A população de São Francisco ficou extasiada e levantou fundos um memorial ser feito, e Tilden foi o vencedor do concurso nacional de desing, promovido para escolher o escultor que faria a obra para o memorial. Ela é feita em bronze e possui 16 pés de altura e 10 metros de largura em cima de uma base de granito que possui 10 pés de altura. Nela encontra-se Bellona, deusa da guerra montada no cavalo alado Pegasus e ao lado do cavalo um soldado norte-americano em pé, segurando uma arma  numa mão e na outra uma espada, sobre um camarada caído perto de um canhão.