Jacob Epstein (1880-1959) |
Nascido em Nova York, no dia 10 de novembro de 1880, filho de pais judeus Poloneses, Em 1896 matriculou-se numa escola de artes e três anos depois num curso noturno onde começou a aprender a esculpir com George Grey Bernard. Ao ser contratado para ilustrar “O Espírito do Gueto”, de Hutchins Hapgood (1902), foi a Paris, onde estudou seis meses na Escola de Belas Artes e depois na Académie Julian.
Em 1905 Epstein foi viver em Londres e em 1907, tornou-se cidadão britânico. Entre 1912 e 1913, voltou a passar uma temporada em Paris, quando conheceu Picasso, Brancusi e Modigliani. Regressou à Inglaterra em 1913, e foi morar em Hastings, onde ficou até 1916. Desse ano em diante, foi para Londres, onde viveu até falecer.
Principais Obras
Euphemia Lamb (1908) Bronze, 375 x 400 x 203 cm Acervo Tate Gallery, Londres |
“Euphemia Lamb” foi o nome que o escultor deu ao busto que fez tendo como modelo Nina Forrest, mulher do pintor Harry Lamb. O marido a chamava de Eufêmia por achar que ela se parecia com “Santa Eufêmia”, obra do grande pintor da Renascença, Andrea Mantegna.
Epstein e Lamb eram bons amigos e Nina posou duas vezes para Epstein. No busto cuja imagem apresentamos hoje, o escultor usou o formato dos antigos bustos renascentistas, provavelmente para sugerir o elo com a pintura de Mantegna.
Mais obras
O Antigo Testamento mostra como Jacó enganou seu pai, Isaac, dando-lhe o direito de primogenitura pertence a Esaú, seu irmão mais velho. Mais tarde, em uma crise em sua vida, Jacó luta durante a noite com um desconhecido, que impede-o de deslocar sua coxa. Aqui, o anjo está apoiando Jacó, que acabou de desmoronar. Neste momento, Jacob percebe que foi lutando contra Deus. De manhã, o anjo abençoa-lo para não desistir.Esta escultura tem sido vista como representando um artista esforçando-se com seus materiais, bem como as lutas dos judeus europeus durante a Segunda Guerra Mundial.
Apresentado pela Sociedade de Arte Contemporânea 1924
Jacob Kramer (1892-1962) foi um pintor, originalmente da Ucrânia, que se instalaram em Leeds, em 1900. Epstein Kramer pediu para posar para ele, e se ofereceu para sentar-se por Kramer em troca. Mais tarde, ele escreveu: "O pintor Leeds, Kramer, foi um modelo que parecia estar em chamas. Ele era extremamente nervoso. Energia parecia pular em seu cabelo enquanto ele estava sentado e, às vezes ele estaria abalado por tremor estranho como febre. Gostaria de tentar acalmá-lo, de modo a obter com o 'trabalho.
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